Fechar

@MastersThesis{Maia:2012:NoCaDe,
               author = "Maia, Fernanda Francisca",
                title = "Novo catalisador para decomposi{\c{c}}{\~a}o de per{\'o}xido de 
                         hidrog{\^e}nio em micropropulsores de sat{\'e}lites",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2012",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2012-04-19",
             keywords = "propuls{\~a}o, per{\'o}xido de hidrog{\^e}nio, {\'o}xidos 
                         mistos, otimiza{\c{c}}{\~a}o, propulsion, hydrogen peroxide, 
                         mixed oxides, optimization.",
             abstract = "Neste trabalho foram sintetizados diferentes catalisadores 
                         m{\'a}ssicos {\`a} base de {\'o}xidos mistos de cobalto e 
                         mangan{\^e}s por co-precipita{\c{c}}{\~a}o para 
                         decomposi{\c{c}}{\~a}o de per{\'o}xido de hidrog{\^e}nio em 
                         micropropulsores de sat{\'e}lites. Os catalisadores foram 
                         avaliados em bancada pelo teste da gota e os que apresentaram 
                         maior resist{\^e}ncia mec{\^a}nica e velocidade de 
                         rea{\c{c}}{\~a}o foram testados em um propulsor com 2 N de 
                         empuxo. Os testes foram realizados nos modos cont{\'{\i}}nuo e 
                         pulsado, com per{\'o}xido de hidrog{\^e}nio a 90\% em massa e 
                         os resultados experimentais obtidos mostraram catalisadores 
                         altamente ativos nesta rea{\c{c}}{\~a}o. O catalisador que 
                         apresentou melhor desempenho foi o denominado CoMnAl(B), o qual 
                         foi capaz de decompor espontaneamente o per{\'o}xido de 
                         hidrog{\^e}nio e sustentar v{\'a}rios ciclos t{\'e}rmicos sem 
                         apresentar sinais de desativa{\c{c}}{\~a}o causada por impurezas 
                         e estabilizantes contidos no propelente. O propulsor de 2 N em que 
                         os testes foram realizados foi projetado de forma modular, para 
                         que tanto o comprimento quanto o di{\^a}metro do leito 
                         catal{\'{\i}}tico pudessem ser alterados. Assim, empregando-se a 
                         metodologia de planejamento de experimentos em 
                         configura{\c{c}}{\~a}o estrela, foi poss{\'{\i}}vel otimizar 
                         as dimens{\~o}es do leito catal{\'{\i}}tico para obter maior 
                         efici{\^e}ncia na gera{\c{c}}{\~a}o de empuxo. De acordo com o 
                         gr{\'a}fico de contorno obtido a partir desta metodologia, a 
                         maior efici{\^e}ncia na gera{\c{c}}{\~a}o de empuxo {\'e} 
                         obtida com leitos catal{\'{\i}}ticas tendo di{\^a}metro de 15 a 
                         17 mm e comprimento de 29 a 33 mm. ABSTRACT: In this work mass 
                         catalysts based on mixed oxides of cobalt and manganese were 
                         synthesized by co-precipitation for decomposition of hydrogen 
                         peroxide in satellites microthrusters. The catalysts were 
                         evaluated by a drop test and those with higher mechanical strength 
                         and reaction velocity were tested in a 2 N thruster. Tests were 
                         carried out in continuous and pulse modes with hydrogen peroxide 
                         90\% in mass and the experimental results obtained showed highly 
                         active catalysts in this reaction. The catalyst with better 
                         performance was CoMnAl(B) which was capable of decomposing 
                         hydrogen peroxide spontaneously and was able to sustain many 
                         thermal cycles with no signs of deactivation caused by impurities 
                         and stabilizers contained in the propellant. The 2 N thruster used 
                         for tests was designed in modules, so that length and diameter of 
                         the catalyst bed could be changed. Thus, a methodology of 
                         experiment design with a star configuration was adopted to 
                         optimize the dimensions of the catalyst bed in order to achieve 
                         greater efficiency in the generation of thrust. According to the 
                         contour plot obtained from this methodology, the catalytic beds 
                         which provide greater efficiency in thrust generation have 
                         diameters from 15 to 17 mm and lengths from 29 to 33 mm.",
            committee = "Costa, Fernando de Souza (presidente/orientador) and Vieira, 
                         Ricardo and Pimenta, Amilcar Porto",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "A new catalyst for hydrogen peroxide decomposition in satellite 
                         microthrusters",
             language = "pt",
                pages = "119",
                  ibi = "8JMKD3MGP7W/3BLCN6E",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3BLCN6E",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "17 maio 2024"
}


Fechar